SPMS Bilhete de Identidade de Indicadores de Monitorização e Contratualização
357CódigoCódigo SIARSNome abreviado
6.64.022017.357.01Taxa intern. diab. não contr. s/ compl. (ajus.)
Designação
Taxa de internamento por diabetes não controlada sem menção a complicações agudas nem crónicas de diabetes (ajustada para uma população padrão)
Objetivo
Monitorizar a efetividade dos cuidados prestados pelos CSP a utentes com Diabetes Mellitus, no controlo metabólico da doença, usando como medida a "taxa de internamento hospitalar" por não controlo da doença sem menção a complicações agudas nem crónicas da doença.
Descrição do Indicador
Indicador que exprime a razão entre o número de internamentos hospitalares com diagnóstico principal de "Diabetes Mellitus não controlada sem menção a complicações agudas nem crónicas da doença", por cada 100.000 utentes com [inscrição ativa] com 18 ou mais anos.
Numerador da taxa bruta: Contagem de episódios de internamento hospitalar com diagnóstico principal de "Diabetes Mellitus não controlada sem menção a complicações agudas nem crónicas da doença".
Denominador da taxa bruta: Contagem de utentes [inscritos ativos] com 18 ou mais anos, ponderados à proporção de tempo de inscrição relativamente ao máximo possível no período em análise.
Os utentes entram para o denominador desde que inscritos pelo menos 1 dia do período em análise, sendo no entanto ponderados pela proporção de meses de inscrição, desde um mínimo de 1/12 (utente inscrito 1 mês) até um máximo de 12/12 (utente inscrito 1 ano).
O algoritmo de ajustamento da taxa bruta de internamento por utente inscrito à população padrão (idade e género) encontra-se descrito aqui.
Regras de cálculo
VARIÁVEL AA
Contagem de internamentos hospitalares referentes a utentes em que a expressão [A e B e C e D e E e F e G e H e I] é verdadeira:
A. Internados com data de alta incluída no período em análise (ver alínea F de OBSERVAÇÕES GERAIS);
B. Internados com duração superior a 24 horas (ver alínea F de OBSERVAÇÕES GERAIS);
C. Não são considerados os utentes transferidos de outros hospitais.
D. Com [inscrição ativa] na unidade de observação no mês alta do episódio de internamento (ver alíneas B, C, D e E de OBSERVAÇÕES GERAIS).
E. Com o género Z.
F. Que na data de alta do episódio hospitalar têm idade, em anos, pertencente ao intervalo [X; Y[.
G. Na data de admissão, o utente internado tem 18 ou mais anos;
H. O utente internado tem diagnóstico principal compatível com "Diabetes Mellitus não controlada, sem menção a complicações agudas ou crónicas de diabetes" (ver alínea A de OBSERVAÇÕES GERAIS).
I. Excluem-se episódios de internamento por gravidez, parto e puerpério.

Em que:
X - Valor inteiro representando o limite inferior fechado do intervalo de idades (em anos).
Y - Valor inteiro representando o limite superior aberto do intervalo de idades (em anos).
Z - Representa o género do utente, sendo possíveis "masculino" e "feminino".

VARIÁVEL BB
Contagem de utentes com inscrição ativa, ponderados ao número de meses de inscrição (ver alínea E de OBSERVAÇÕES GERAIS), com idade [X; Y[ e género Z, em que a condição [A e B e C e D] é verdadeira.
A. Com idades 18 ou mais anos.
B. Com [inscrição ativa] na unidade de observação durante pelo mesmo um dia do período em análise.
C. Com género Z.
D. Na data de referência do indicador, têm idade (em anos) pertencente ao intervalo [X; Y[.

Em que:
X - Valor inteiro representando o limite inferior fechado do intervalo de idades (em anos).
Y - Valor inteiro representando o limite superior aberto do intervalo de idades (em anos).
Z - Representa o género do utente, sendo possíveis "masculino" e "feminino".
Nota: A ponderação é efetuada utente a utente, pela proporção de meses de inscrição ativa relativamente ao número de meses do período em análise (12), sendo a inscrição verificada apenas no último dia de cada mês. Ou seja, p.e., se um utente estiver inscrito numa unidade de saúde 12 meses conta "1". Se tiver inscrito 6 meses numa unidade e 6 meses noutra, conta "0.5" para cada uma delas (ver alínea E de OBSERVAÇÕES GERAIS).

TAXA BRUTA POR UTENTE INSCRITO (CC)
CC = Somatório(AA) / Somatório(BB)

TAXA AJUSTADA POR UTENTE INSCRITO PADRÃO

O algoritmo de cálculo de uma taxa ou proporção a uma população padrão (por sexo e idade) encontra-se descrito aqui, estando previstas 8 fases:

1. CLASSES DE INTERVALOS ETÁRIOS E DE GÉNERO PARA A PADRONIZAÇÃO
Aplica-se o método definido aqui, usando os grupos definidos na tabela seguinte, que está adaptada ao intervalo etário em análise neste indicador de [18; +INF[ anos.
Intervalo etário Género
[18; 20[ anos Masc. Femin.
[20; 25[ anos Masc. Femin.
[25; 30[ anos Masc. Femin.
...
Intervalos etários
de 5 anos anos
...
Masc. Femin.
Masc. Femin.
Masc. Femin.
[80; 85[ anos Masc. Femin.
[85; 90[ anos Masc. Femin.
[90; 95[ anos Masc. Femin.
[95; 100[ anos Masc. Femin.
[100; +INF[ anos Masc. Femin.

2. DEFINIÇÃO DA POPULAÇÃO PADRÃO
Aplica-se o método definido aqui, mas escolhe-se como população padrão a totalidade dos utentes com [inscrição ativa] em Portugal Continental a 31 de dezembro do ano anterior ao da data de referência do indicador, com idades compreendidas no intervalo [18; +INF[ anos.

3. DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO PADRÃO POR IDADE E SEXO
Aplica-se o método definido aqui, adaptado aos escalões de idade e género definidos no ponto 1 (CLASSES DE INTERVALOS ETÁRIOS E DE GÉNERO PARA A PADRONIZAÇÃO).
Calcula-se também a [DIMENSÃO DA POPULAÇÃO PADRÃO (DD)], que não é mais do que o somatório das frequências absolutas de utentes em cada um dos grupos etários e de género da referida população padrão referidos (no intervalo [18; +INF[ anos).

4. DISTRIBUIÇÃO DOS UTENTES DA UNIDADE DE OBSERVAÇÃO POR GRUPO ETÁRIO E GÉNERO
Aplica-se o método definido aqui, com as regras definidas em cima para a VARIÁVEL BB, isto é, não sobre a distribuição de utentes inscritos na data de referência do indicador, mas sim sobre a distribuição de utentes ponderados ao número de meses de inscrição e apenas para as classes de género e idade definidas no ponto 1 (CLASSES DE INTERVALOS ETÁRIOS E DE GÉNERO PARA A PADRONIZAÇÃO).

5. DISTRIBUIÇÃO DOS INTERNAMENTOS ASSOCIADOS À UNIDADE DE OBSERVAÇÃO POR GRUPO ETÁRIO E GÉNERO
Aplica-se o método definido aqui, com as regras definidas em cima para a VARIÁVEL AA, mas apenas para as classes de género e idade definidas no ponto 1 (CLASSES DE INTERVALOS ETÁRIOS E DE GÉNERO PARA A PADRONIZAÇÃO).

6. DETERMINAÇÃO DOS INTERNAMENTOS ESPERADOS
Aplica-se o método definido aqui, mas apenas para as classes de género e idade definidas no ponto 1 (CLASSES DE INTERVALOS ETÁRIOS E DE GÉNERO PARA A PADRONIZAÇÃO).

7. TOTAL DE INTERNAMENTOS ESPERADOS
Aplica-se, sem alterações, o método definido aqui de forma a calcular os [INTERNAMENTOS ESPERADOS NA POPULAÇÃO PADRÃO (EE)].

8. CÁLCULO DA TAXA AJUSTADA POR UTENTE INSCRITO PADRÃO
Aplica-se, sem alterações, o método definido aqui.
[TAXA AJUSTADA POR UTENTE INSCRITO PADRÃO] = [INTERNAMENTOS ESPERADOS NA POPULAÇÃO PADRÃO (EE)] / [DIMENSÃO DA POPULAÇÃO PADRÃO (DD)] x 100.000
Observações Gerais
A. Consideram-se os seguintes códigos de diagnóstico ICD-9-CM e ICD-10-CM para "Diabetes Mellitus não controlada, sem menção a complicações agudas ou crónicas de diabetes":
ICD-10-CM:
  E1065 - Type 1 diabetes mellitus with hyperglycemia
  E1165 - Type 2 diabetes mellitus with hyperglycemia
  E10649 - Type 1 diabetes mellitus with hypoglycemia without coma
  E11649 - Type 2 diabetes mellitus with hypoglycemia without coma
ICD-9-CM:
  25002 - Diabetes Mellitus, s/complicação, tipo II ou n/especificada, não controlada
  25003 - Diabetes Mellitus, s/menção complicação, tipo I [tipo juvenil], não controlada

B. Neste indicador, cada episódio de internamento do numerador é relacionado com a unidade funcional onde o utente, no mês da alta, tem [inscrição ativa]. O cruzamento, para cada utente, entre os episódios de internamento e a respetiva inscrição nos CSP é feito pelo respetivo número de utente.
C. Cada episódio de internamento hospitalar é associado a uma unidade funcional de Portugal, sem duplicações, pela inscrição do utente no último dia do mês em que ocorre a alta desse internamento, ou caso o utente tenha deixado de estar inscrito por óbito, anulação da inscrição ou qualquer outro tipo de "inativação de inscrição", pela inscrição no mês anterior ao da data de alta. Assim, caso no mês alta hospitalar exista uma inscrição ativa nos CSP é essa que conta. Caso não exista nenhuma nesse mês, usa-se a disponível no mês anterior. Se por algum motivo no mês anterior não existir qualquer inscrição ativa, internamento não é contabilizada neste indicador.
D. Nas raras situações em que um utente tenha duas ou mais [inscrições ativas] em unidades de observação diferentes no mês em que ocorre a alta (ou no mês anterior), o internamento é associado a todas as inscrições.
E. A ponderação de cada utente ao número de meses de inscrição permite ajustar os resultados do indicador ao tempo de inscrição dos utentes. Por exemplo se uma unidade com 10.000 utentes, tiver 400 utentes que deixam de estar inscritos e outros 400 que se inscrevem e que as saídas e entradas sucedem, utente a utente, no mesmo mês, a dimensão ponderada do denominador da taxa de internamento bruta é 10.000. Se outra unidade, com 17.000 utentes, perder 1.700 utentes (por saída de médico e alteração do compromisso assistencial) em 30 de junho de determinado ano, esses 1700 utentes apenas contarão como 850 no denominador e a dimensão ponderada ao número de meses de inscrição dos 17.000 utentes é de apenas 16.150. Em ambos os casos, os internamentos do numerador são divididos pelo nº médio de utentes ao longo desse período.
F. Apenas se consideram os episódios de internamento válidos para faturação no âmbito dos GDH.
G. As regras de cálculo deste indicador, na componente dos diagnósticos válidos para incluir ou excluir utentes, são baseadas nas especificações publicadas pela "Agency for Healthcare Research and Quality" na área dos indicadores de qualidade em prevenção, disponíveis online em https://www.qualityindicators.ahrq.gov/Modules/PQI_TechSpec_ICD10_v60.aspx.
Período em Análise
INDICADOR CALCULADO PELO MÉTODO DE "PERÍODO EM ANÁLISE FLUTUANTE"
- Variável AA ("internamento"): Duração de 12 meses, terminando na data de referência do indicador.
- Variável AA ("inscrição ativa"): Avaliada utente a utente no último dia do mês em que ocorre a alta do internamento.
- Variável AA ("idade"): Avaliada na data de referência do indicador.
- VARIÁVEL BB ("inscrição ativa"): Duração de 12 meses, terminando na data de referência do indicador.
- Variável BB ("idade"): Avaliada na data de referência do indicador.
FórmulaUnidade de medidaOutputEstado do indicador
EE / DD x 100.000por 100.000Taxa internamento (por 100.000 residentes por ano)Com dados desde Setembro de 2016
Área | Subárea | DimensãoIntervalo EsperadoVariação Aceitável
Desempenho | Gestão da Doença | Diabetes MellitusAno de 2022: [0; 12]
Ano de 2023: [0; 12]
Ano de 2024: [0; 12]
Ano de 2022: [0; 20]
Ano de 2023: [0; 20]
Ano de 2024: [0; 20]
Tipo de IndicadorÁrea clínicaInclusão de utentes no indicadorPrazo para Registos
Ganhos em SaúdeDiabetes MellitusUtentes inscritos em pelo menos um dia do período em análise90 dias
Legenda
GDH - Grupos de diagnóstico homogéneo;
ICD-9-CM - Classificação internacional de doenças, versão 9, modificação clínica
DM - Diabetes Mellitus;
UF - Unidade Funcional
357CódigoCódigo SIARSNome abreviadoBI
6.64.022017.357.01 FLTaxa intern. diab. não contr. s/ compl. (ajus.)BI

 

Clusters | Tipo de unidade | Dimensão | Idade

Mês: Julho de 2021.

 

Tipo Un.Dimensão | IdadeNIntervalo PercentisP5P10P20P30P40P50P60P70P80P90P95
SClínico-M1 | UCSP--331
13,8
0,00,00,00,08,713,816,522,126,939,652,9
SClínico-M1 | UCSP-M[0; 5[ MÉD173
0,00
0,000,000,000,000,000,008,6917,0330,3248,4169,81
SClínico-M1 | UCSP-M[5; 9[ MÉD111
14,5
0,00,06,18,911,614,519,423,426,834,951,6
SClínico-M1 | UCSP-M[9; +inf[ MÉD46
19,4
4,14,714,015,517,519,423,527,235,041,356,4
SClínico-M1 | USF-A[0; 2[ ANO37
18,0
0,00,00,07,713,318,022,227,835,042,4105,8
SClínico-M1 | USF-A[2; +inf[ ANO273
16,2
0,00,00,07,411,916,220,626,331,445,057,9
SClínico-M1 | USF-B--273
12,0
0,00,00,06,08,612,016,021,227,836,041,2
ACES--55
16,9
6,48,310,211,412,716,918,622,024,328,030,5

Fonte: SIARS;
Legenda e informação técnica:
UCSP-M | Análise dos utentes com Médico de Família das Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados
N | Dimensão amostral
Tipo un. | Tipo de unidade funcional ou de ACES.

 

 

 

Clusters | Tipo de unidade | Idosos

Mês: Julho de 2021.

 

Tipo Un.IdososNIntervalo PercentisP5P10P20P30P40P50P60P70P80P90P95
SClínico-M1 | UCSP[0; 16[ % IDO18
14,7
0,00,00,00,011,414,725,838,641,559,561,8
SClínico-M1 | UCSP[16; 20[ % IDO39
12,0
0,00,00,00,010,312,015,218,022,336,349,8
SClínico-M1 | UCSP[20; 24[ % IDO64
12,1
0,00,00,00,07,312,115,620,024,431,535,2
SClínico-M1 | UCSP[24; 100] % IDO210
13,9
0,00,00,00,08,713,917,123,027,640,855,9
SClínico-M1 | UCSP-M[0; 16[ % IDO8
0,00
0,000,000,000,000,000,000,000,0026,7059,1159,11
SClínico-M1 | UCSP-M[16; 20[ % IDO33
11,0
0,00,00,00,00,011,012,720,724,236,151,6
SClínico-M1 | UCSP-M[20; 24[ % IDO60
14,0
0,00,00,00,07,214,016,524,031,041,548,0
SClínico-M1 | UCSP-M[24; 100] % IDO222
13,5
0,00,00,00,08,913,517,323,330,746,062,8
SClínico-M1 | USF-A[0; 16[ % IDO16
19,4
0,00,00,00,00,019,422,527,327,836,853,9
SClínico-M1 | USF-A[16; 20[ % IDO55
14,2
0,00,00,00,010,414,219,127,030,245,053,1
SClínico-M1 | USF-A[20; 24[ % IDO128
13,2
0,00,00,00,010,313,217,121,128,741,248,8
SClínico-M1 | USF-A[24; 100] % IDO111
20,6
0,00,07,711,515,120,625,329,436,757,667,9
SClínico-M1 | USF-B[0; 16[ % IDO12
10,3
0,00,00,00,09,610,316,917,924,237,947,1
SClínico-M1 | USF-B[16; 20[ % IDO73
8,7
0,00,00,00,07,08,714,820,726,834,743,0
SClínico-M1 | USF-B[20; 24[ % IDO123
11,7
0,00,00,06,48,511,713,820,725,536,039,6
SClínico-M1 | USF-B[24; 100] % IDO65
16,0
0,00,00,08,713,716,019,723,530,235,941,2
ACES[16; 20[ % IDO8
11,4
6,86,88,310,211,411,411,813,520,122,222,2
ACES[20; 24[ % IDO25
13,1
6,48,610,211,111,613,117,522,024,326,028,0
ACES[24; 100] % IDO22
18,6
8,08,710,513,118,018,619,223,427,830,130,5

Fonte: SIARS;
Legenda e informação técnica:
UCSP-M | Análise dos utentes com Médico de Família das Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados
N | Dimensão amostral
Tipo un. | Tipo de unidade funcional ou de ACES.

 

 

 

Clusters | Tipo de unidade | Densidade Populacional

Mês: Julho de 2021.

 

Tipo Un.Densidade PopulacionalNIntervalo PercentisP5P10P20P30P40P50P60P70P80P90P95
SClínico-M1 | UCSP[0; 100[ hab/km2164
13,9
0,00,00,00,08,313,916,622,826,841,556,3
SClínico-M1 | UCSP[100; 330[ hab/km278
12,1
0,00,00,00,07,112,116,020,027,139,650,1
SClínico-M1 | UCSP[330; 1600[ hab/km242
10,6
0,00,00,00,00,010,615,018,524,038,640,8
SClínico-M1 | UCSP[1600; +inf[ hab/km247
18,0
0,00,05,410,612,118,020,824,230,541,453,2
SClínico-M1 | UCSP-M[0; 100[ hab/km2164
12,7
0,00,00,00,07,612,715,622,829,146,062,8
SClínico-M1 | UCSP-M[100; 330[ hab/km277
11,6
0,00,00,00,04,711,616,522,031,043,258,0
SClínico-M1 | UCSP-M[330; 1600[ hab/km242
0,00
0,000,000,000,000,000,0011,2519,8625,9439,2755,06
SClínico-M1 | UCSP-M[1600; +inf[ hab/km247
17,3
0,00,00,00,09,317,320,825,731,441,358,0
SClínico-M1 | USF-A[0; 100[ hab/km251
19,3
0,00,00,00,014,119,322,528,439,745,670,1
SClínico-M1 | USF-A[100; 330[ hab/km285
13,4
0,00,00,00,010,313,417,123,531,545,655,9
SClínico-M1 | USF-A[330; 1600[ hab/km286
17,8
0,00,00,07,813,317,820,626,530,139,153,9
SClínico-M1 | USF-A[1600; +inf[ hab/km288
15,2
0,00,05,08,912,315,222,528,533,248,457,6
SClínico-M1 | USF-B[0; 100[ hab/km221
17,9
0,00,09,015,416,317,923,832,135,643,065,6
SClínico-M1 | USF-B[100; 330[ hab/km251
13,6
0,00,00,07,99,613,615,323,831,437,947,0
SClínico-M1 | USF-B[330; 1600[ hab/km2113
10,1
0,00,00,00,08,110,113,019,724,233,240,2
SClínico-M1 | USF-B[1600; +inf[ hab/km288
12,0
0,00,00,06,68,212,017,021,228,732,937,4
ACES[0; 100[ hab/km218
18,8
4,68,010,413,118,618,819,223,427,830,138,6
ACES[100; 330[ hab/km214
13,5
10,011,111,812,813,113,517,518,223,630,542,8
ACES[330; 1600[ hab/km212
10,6
6,46,88,38,610,210,612,420,122,224,625,2
ACES[1600; +inf[ hab/km211
18,0
6,010,210,911,411,618,018,022,024,326,028,0

Fonte: SIARS;
Legenda e informação técnica:
UCSP-M | Análise dos utentes com Médico de Família das Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados
N | Dimensão amostral
Tipo un. | Tipo de unidade funcional ou de ACES.

 

 

 

Clusters | Tipo de unidade | Diabetes Mellitus

Mês: Julho de 2021.

 

Tipo Un.Diabetes MellitusNIntervalo PercentisP5P10P20P30P40P50P60P70P80P90P95
SClínico-M1 | UCSP[0; 6.8[ % DM51
13,1
0,00,00,05,810,613,116,019,328,438,659,5
SClínico-M1 | UCSP[6.8; 7.9[ % DM41
15,6
0,00,00,011,214,215,619,123,226,934,249,8
SClínico-M1 | UCSP[7.9; 9.1[ % DM57
9,7
0,00,00,00,07,19,715,718,424,030,445,9
SClínico-M1 | UCSP[9.1; 100] % DM182
13,5
0,00,00,00,07,913,516,923,128,241,756,3
SClínico-M1 | UCSP-M[0; 6.8[ % DM29
0,00
0,000,000,000,000,000,0010,9916,3529,8731,3540,12
SClínico-M1 | UCSP-M[6.8; 7.9[ % DM37
14,3
0,00,00,00,04,714,318,321,928,845,7116,4
SClínico-M1 | UCSP-M[7.9; 9.1[ % DM62
14,6
0,00,00,00,08,714,619,421,126,736,148,0
SClínico-M1 | UCSP-M[9.1; 100] % DM202
12,6
0,00,00,00,07,612,615,823,431,448,463,2
SClínico-M1 | USF-A[0; 6.8[ % DM60
13,9
0,00,00,06,510,413,919,422,532,351,054,6
SClínico-M1 | USF-A[6.8; 7.9[ % DM66
18,0
0,00,00,09,415,118,024,428,029,441,262,3
SClínico-M1 | USF-A[7.9; 9.1[ % DM70
14,1
0,00,00,00,010,314,117,121,227,239,749,9
SClínico-M1 | USF-A[9.1; 100] % DM114
18,0
0,00,00,08,112,118,021,128,435,945,666,2
SClínico-M1 | USF-B[0; 6.8[ % DM35
9,4
0,00,00,06,57,79,411,717,921,628,032,1
SClínico-M1 | USF-B[6.8; 7.9[ % DM81
12,0
0,00,00,00,08,512,017,423,329,837,946,7
SClínico-M1 | USF-B[7.9; 9.1[ % DM98
11,4
0,00,00,06,69,511,414,121,127,136,440,4
SClínico-M1 | USF-B[9.1; 100] % DM59
14,5
0,00,00,07,011,314,516,921,231,636,351,3
ACES[0; 6.8[ % DM7
13,1
10,910,911,411,411,413,122,222,224,326,026,0
ACES[6.8; 7.9[ % DM8
18,8
6,06,011,617,518,818,822,024,628,042,842,8
ACES[7.9; 9.1[ % DM20
11,1
6,46,88,310,210,511,112,813,518,019,320,1
ACES[9.1; 100] % DM20
18,9
4,68,610,412,718,218,922,825,227,830,130,5

Fonte: SIARS;
Legenda e informação técnica:
UCSP-M | Análise dos utentes com Médico de Família das Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados
N | Dimensão amostral
Tipo un. | Tipo de unidade funcional ou de ACES.

 

 

© 2023 ACSS | Todos os direitos reservados | Suporte técnico e funcional (ACSS)